Curva ABC e gestão de estoque

Você já ouviu falar no gráfico da curva ABC para gestão de estoque, mas não conhece o seu potencial? Neste artigo, vamos conhecer a funcionalidade do gráfico e o seu poder na tomada de decisão.

Sabemos que grande quantidade de estoque pode fazer com que o seu dinheiro fique parado, já poucos produtos em estoque podem acarretar em perda de vendas, gerando menos receita, além de possibilitar a entrada de concorrentes. Uma maneira de evitar isso, é a utilização do conceito de curva ABC para gestão do estoque de produtos acabados e matéria prima.

O que determina a classificação de A, B e C, é a identificação dos fatores na gestão dos produtos como:

  • Produto com alto valor e pouca procura: lucratividade

  • Produto com baixo ou médio valor e muita procura: produtividade.

  • Produto com valor intermediário, mas sua procura é baixa e dependente de períodos comemorativos, natal, páscoa, verão, inverno, etc. Nestes casos a procura se dá, por disponibilidade.

Os itens considerados Classe A merecem um tratamento preferencial. Equivalem a 20% de seus produtos com um faturamento de 80%. Estes tipos de produtos são os mais importantes para atingir os resultados de seu negócio, por isso, devem ter maior acompanhamento em todos os sentidos. São fundamentais para compor sua receita e precisam ser geridos com atenção e acompanhamento frequente.

Os itens considerados Classe B correspondem a uma quantidade intermediária de vendas, juntos, eles podem responder por 15% do faturamento, eles possuem uma importância média para sua loja, o que significa que precisam ter um acompanhamento regular. Eles também ajudam a formar parte de seu faturamento, mas não são os principais, por isso, uma atenção mediana na maior parte do tempo pode ser o suficiente.

Já os itens considerados Classe C correspondem a uma quantidade menor de vendas, podem responder por 5% do faturamento.

São itens que menos contribuem para seus resultados, portanto, são os que exigem menor frequência de atenção, mas ele não podem ser deixados de lado ou simplesmente retirados de sua estratégia comercial, muitas vezes os itens de Curva C são complementares a venda de outros produtos, aumentando a estabilidade do negócio bem como ticket médio.

Onde podemos aplicar a curva ABC, além do giro de estoque?

Podemos utilizar a curva ABC em muitas situações no mundo do varejo, algumas delas são:

Análise de clientes – É extremamente importante entender o perfil do seu cliente, dessa forma você poderá classificar a rotação de produtos no seu estoque, priorizando e entendendo quais são os produtos da Classe A, fazendo alterações conforme as métricas elaboradas.

Proporção sobre o faturamento no período – Após entender a rotatividade, você pode aplicar o mesmo conceito sobre o fluxo do seu caixa, pois vale lembrar que poucos produtos irão compor a maior parte das movimentações. Com os dados em mãos, você pode montar diversas estratégias para aquisição de novas matérias, desde logística e fretes até promoções e queimas de estoque.

Margem de lucro obtida – É importante entender o ciclo produtivo e qual o impacto dele sobre sua receita, em seguida, podemos tratar análises de riscos, para isso uma ferramenta importante é a margem de lucro, afinal vamos poder considerar o investimento e seus possíveis riscos nos produtos por conta de sua validade, custo de armazenamento ou mesmo pela mercadoria ser sazonal. Quanto melhor elaborada a Curva ABC, menor é o risco de perca e maior efetividade financeira.

Em resumo, a Curva ABC é uma importante ferramente de gestão de recursos para qualquer empresa que faça gerenciamento e controle de estoque, especialmente no varejo, onde temos que levar em conta se o produto é volátil, custo de armazenamento, entre outros riscos. A definição das classes vai lhe proporcionar entender um pouco sobre o que lhe dá forças e fraquezas.

fernando
Luis Fernando

Consultor de Negócios
27/07/2020

Guia de configuração para novas lojas

1º Como incluir sua loja para vendas no aplicativo Lambretinha Delivery?
planos
  • Escolha o plano de pagamento de acordo com a necessidade desejada.
  • Preencha os dados referente a sua empresa/loja. Atenção! O campo “Nome da Loja” será o nome exibido na lista de lojas do Lambretinha Delivery.
  • Após salvar o seu novo cadastro, basta seguir as instruções enviadas no seu e-mail. 
  • A partir deste momento já é possível acessar a área administrativa da sua loja, através do App disponibilizado no Google Play ou através do DJ Monitor Web.
2º Como incluir novos produtos para serem exibidos no Lambretinha Delivery?

Acesso o DJ Monitor Web com o email e senha informado no momento do cadastro da Loja.
O cadastro de produtos pode ser realizado através do Menu Lateral > Cadastros > Produtos > Incluir.
Os campos que possuem um asterístico* são de preenchimento obrigatório.
Após preencher as informações e carregar a sua foto, não se esqueça de ativar a flag “Delivery”.

3º Configurando tipos de entrega e formas de pagamento

Para ajustar os tipos de entrega, vá até: Menu lateral > Cadastros > Loja.
Em seguida clique sobre a loja para exibir os dados, escolha a aba “Parâmetros > Delivery”.

entrega
Tipos de entrega
  1. Agendada: Será possível o cliente comprar e agendar a entrega para uma data posterior.
  2. Imediata: O pedido deverá ser entregue imediatamente, conforme tempo configurado em Taxas de entrega.
  3. Retirada: Será possível o cliente retirar o produto no estabelecimento do vendedor.
Formas de Pagamento
  1. Pagamento Online: Será possível o cliente pagar via cartão de crédito diretamente pelo App Lambretinha Delivery. Pra isso o campo “TefHouse ID” deverá ser preenchido.
  2. Dinheiro e Cartão: Ative as flags para permitir receber nestas modalidades.
  3. Diversos: Ative esta flag para permitir a informação de troco no momento da compra. 
4º Configurando as taxas de entrega

Para configurar as taxas de entrega, vá até: Menu lateral > Delivery > Taxas de entrega > Cadastro.

taxas

Pode acontecer do valor de entrega variar de acordo com a localidade, portanto cadastre as diversas possibilidades.
Exemplo: Centro de Tatuí | 40 min | R$ 5,00
                 Bairros próximos | 40 min | R$ 5,00
                 Bairros distantes | 60 min | R$ 7,50

5º Configurando as faixas de CEP (será vinculado à taxa de entrega)

Para configurar as taxas de entrega, vá até: Menu lateral > Delivery > Faixas de CEP > Cadastro.

faixas-de-cep

Cada faixa de CEP que for incluída será vinculada a uma taxa de entrega, previamente cadastrada.
Atribua descrições que facilitem a sua identificação, pois numa possível alteração, a localização será mais simples e rápida.
Você pode consultar o CEP de cada bairro no site dos correios.

6º Configurando horários de funcionamento

Para configurar as taxas de entrega, vá até: Menu lateral > Delivery > Horários de funcionamento > Cadastro.

funcionamento

Caso existam horários diferenciados em fins de semana, será necessário realizar um novo cadastro, atribuindo apenas os dias desejados, bem como seus respectivos horários.

7º Configurando Turnos de entrega. 

A modalidade será utilizada, caso a opção entrega agendada esteja habilitada.

Para configurar as taxas de entrega, vá até: Menu lateral > Delivery > Turnos de entrega > Cadastro.

8º Exibindo a loja no Lambretinha Delivery

Após efetuar todos os cadastros e parametrizações específicas para o Delivery, agora chegou a hora de habilitar a sua loja no Lambretinha Delivery.
Para exibir a sua loja, vá até: Menu lateral > Cadastros > Lojas > Clicar sobre o nome da loja (para editar) > Ao abrir o cadastro da loja, ativar a flag “Exibir loja no Lambretinha”

Informações adicionais!
lambretinha

Para driblar a crise atual, muitos lojistas têm apostado em inovação para atrair novos clientes e manter os já existentes, esse tem sido o grande desafio de comerciantes e empresários, já que diariamente é necessário a reinvenção para garantir o melhor atendimento aos clientes.

Neste artigo vamos ver algumas dicas para superar a crise e continuar vendendo.

1º Foque em produtos com alta rotatividade

Nossa primeira dica é justamente essa: “Foque em produtos da curva A”, para que o retorno sobre o investimento seja mais rápido.

O que são produtos da curva A?

Um dos métodos para avaliar produtos de alta rotatividade mais utilizados nas vendas é a “CURVA ABC”. Os produtos da curva A, são os de grande relevância e que representam o maior percentual dentro do faturamento. Veremos mais detalhes no gráfico abaixo.

curva-abc
  • Curva A – 20% dos itens e que representam 80% no total das vendas.

  • Curva B – 30% dos itens e que representam 15% no total das vendas

  • Curva C – 50% dos itens e que representam 5% no total das vendas

Através da CURVA ABC o gestor de compras analisará os itens mais vendidos, ou seja, produtos da CURVA A, seguindo então a direção do que comprar para não sobrecarregar o seu estoque e manter os produtos de alta rotatividade em loja.

Em um tempo de incertezas e paralisações, é preciso ter cuidado para não errar nas estratégias, pois um pequeno erro pode custar muito dinheiro, produtos comprados de maneira errada inflarão o estoque e consequentemente consumirão mais investimento.

2º Invista em conhecimento e capacitação

Em virtude do isolamento social, sendo em atividades de Home Office ou até mesmo com suspensão de tarefas, alguns sites liberaram cursos gratuitos e com certificação para contribuir com a formação de todos.

Diante dessa situação, muitas pessoas estão estudando para agregar mais conhecimento e capicitação para o mercado de trabalho, de fato o momento é ótimo para adquirir novos conhecimentos nas diversas áreas e assuntos específicos.

O portal “Quero Bolsa” disponibilizou uma lista de sites que estão oferecendo cursos gratuitos durante a pandemia de coronavírus. Além do “Quero Bolsa” muitos outros abriram essa oportunidade, a fim de contribuir com a formação e capacitação, principalmente neste tempo que estamos vivendo.

Vale ressaltar a importância de expandir as áreas de conhecimento, visto que o mercado tem mudado drasticamente e o cenário digital tem se mostrado cada dia mais presente.

3º Use as redes sociais para se manter próximo dos clientes

O que era uma alternativa se tornou uma necessidade. Lojistas e comerciantes estão sendo obrigados a reajustar e assim ampliar seus canais de vendas, sendo assim as redes sociais têm sido um grande divisor de águas na vida de muitos empreendedores.

Mas o que fazer para ficar mais próximo dos clientes?

Bom, o conselho para usar as redes sociais com eficiência é produzir conteúdos que de alguma forma resolva possíveis problemas ou dúvidas dos clientes, publique um conteúdo que venha de encontro com as necessidades deles.

Identificar o tipo de conteúdo a ser trabalhado vai depender muito da personalidade do próprio negócio, ou seja, através de um conjunto de informações acerca do público-alvo, teremos mais clareza do conteúdo a ser produzido,

4º Ofereça serviços de Delivery

Muitos estabelecimentos estão utilizando serviços de entrega (delivery) para alavancar vendas e manter o cliente satisfeito.

Isso de fato é um grande meio para manter as vendas acontecendo, já que alguns locais não podem receber clientes no interior da sua loja.

Algumas vezes o delivery tem sido o único canal de vendas, sendo os aplicativos de mensagens instantâneas muito utilizados para este fim, porém, a gestão de grandes demandas fica muito mais difícil de ser controlada através destes formatos.

A sugestão é uma plataforma de delivery, que faça o acompanhamento de novos pedidos, em processamento, em entrega, etc.

Um serviço especializado de delivery deve garantir um app para celulares e tablets, facilitando até mesmo para os usuários escolherem os seus produtos.

A DJSystem criou a Lambretinha Delivery, uma plataforma especializada em serviços de entrega, com o objetivo de oferecer mais um canal de venda para que as empresas tenham uma nova fonte de receita.

Quer conhecer saber mais sobre a Lambretinha Delivery?

Fale conosco, nós podemos te ajudar!

Robison Nunes

Gerente de Produtos
21/05/2020