Você já se pegou pensando em como expandir as oportunidades do seu negócio? Se sua resposta foi sim, então este artigo é para você! Gostaria de começar lhe convidando para uma pequena reflexão:“Qual foi a última vez que se sentiu muito bem atendido, seja por um profissional super capacitado ou mesmo uma experiência única? ”Pensou? Pois bem, quando se fala em bom atendimento existem milhares de ferramentas mundo a fora que lhe trarão diversas oportunidades. No artigo de hoje abordaremos algumas dessas estratégias.

1 - Conheça o seu cliente

Quando se fala em fidelizar e fornecer um bom atendimento, logo pensamos em qualidade de produto ou serviço, porém é preciso ter cuidado; a qualidade não deve ser vista como um diferencial, mas uma ferramenta que irá impulsionar a tomada de decisão de compra. Partindo desse princípio responda as seguintes perguntas: Qual o perfil do cliente? Tenha informações sobre comportamento e gostos do cliente. Se são vários perfis, busque algo em comum entre eles. (por exemplo o Inácio é um rapaz de 22 anos que veio até sua loja de ferramentas pois acabou de se mudar e precisa colocar um armário em uma parede). Qual a necessidade? Agora que você sabe com quem está lidando é hora de entender o que a pessoa busca com base em sua necessidade ou problema. (Inácio sabe como fazer, porém, não possui a ferramenta correta. Então veio em busca de uma furadeira. Você sugeriu para ele também acessórios de fixação pois ele não se atentou que precisaria). Urgência: Um fator importante é entender quando o cliente irá utilizar determinado produto ou serviço. (Inácio têm uma compra de suprimentos para chegar amanhã, então precisa de uma solução imediata, uma situação que favorece sua empresa de prestação de serviços de montagem de móveis). É extremamente importante que seu cliente saiba que você não está tentando vender itens desnecessários para ele, mas buscando suprir suas necessidades onde o foco é garantir o bem estar e conforto do mesmo. A partir desse momento o consumidor sentirá sua segurança e quebrará o paradigma que você está apenas querendo lucrar, mas de alguma forma busca agregar valor para sua vida. Desmistificar a relação de consumo torna essa ligação mais próxima, aumentando significativamente a possibilidade deste cliente voltar a fazer negócios com você.

2 - Rompa barreiras no atendimento

É fato que todos esperam ser bem atendidos, mas o que isso significa? Profissionais educados, proatividade, atenção, empatia entre outras variáveis comuns não são parâmetros para um bom atendimento, são requisitos básicos. Lembra daquela reflexão do começo deste post? Então, não existe uma fórmula para o sucesso, pois quando se trata de pessoas nós estamos falando de milhões de possibilidades e variáveis. Porém existe um ponto que todos nós devemos pensar: Estou realmente ajudando meu cliente e qual seu nível de satisfação? Caso sua resposta seja negativa, pense em formas de melhorar essa comunicação, imagine que você está no lugar dele e qual seria exatamente a atitude que iria lhe suprir. Você notou seu cliente inseguro ou desconfortável e ainda não se perguntou por quê? Que tal se aproximar dele e entender sua real necessidade.

3 - Seja criativo

Você não possui o hábito de inovar e gerir novas ideias? Ser criativo é a essência para o sucesso. Muita gente não se considera uma pessoa criativa por um simples motivo, está acomodado. A criatividade é um exercício mental que pode ser desenvolvido e aperfeiçoado, enxergar novas formas de conduzir um relacionamento com o cliente é uma tarefa tão simples, mas uma atividade tão complexa que se torna algo brilhante. Observe um pouco a imagem ao lado: A imagem remete ao pensamento de tornar o cliente mais gentil com o atendente. Mas será que é só isso? A partir do momento em que esse cliente diz “Bom dia, um café por favor”, a loja acabou de criar indiretamente uma oportunidade de se aproximar. Pois o seu muito bem treinado atendente, certamente irá responder e puxar um diálogo: “Muito bom dia. Como você está hoje? – Estou ótimo, e você?”. Um diálogo simples, mas que se repetirá na rotina desse pequeno café em algum lugar do mundo, a cada dia o cliente vai se sentir mais confortável em pedir seu café e trocar um pouco mais de interação, gerando dessa forma uma sensação cada vez maior de acolhimento nesse consumidor, com o tempo de forma natural esse consumidor optará por escolher o conforto que esse simples diálogo proporciona no seu dia a dia.

4 - Fidelidade e retenção

Se você chegou até aqui, estamos chegando ao fim do funil de capitação e retenção de clientes. Você já atraiu os consumidores identificando a necessidade, entendeu o perfil de seus visitantes e descobriu como agregar valor nessa relação e chegou ao ponto final, concluiu a venda. A etapa que vimos acima é o início da transformação de um consumidor em cliente. Agora, é a parte mais importante. Por que não fazer um simples cadastro do cliente dentro do sistema, adquirindo as informações de contato que lhe permitirão no futuro enviar ofertas exclusivas e fidelizar, seja diretamente no celular ou e-mail dele. São pequenas dicas que podem alavancar as vendas e reter uma demanda constante. Seja seu negócio de qualquer setor.

5 - Pós Venda

Muita gente pensa que um relacionamento com o cliente é construído apenas de compra x venda, um grave equívoco. Um ponto essencial para qualquer negócio é a forma como a empresa vai lidar com o pós venda, esse fator é um dos maiores geradores da mais poderosa ferramenta de marketing, o BOCA A BOCA. Pois ele traz uma imagem positiva ou negativa em relação a importância que a empresa dá de fato ao seu bem estar. Quem aqui não tem uma história que precisou acionar a garantia ou trocar um produto estragado no mercado e encontrou barreias ou facilidades. Dessa forma, elaborar uma política, mesmo que simplificada para pós venda adaptando ao seu negócio e se necessário um acompanhamento, pesquisa de satisfação, feedback, trocas de produtos… São muitas possibilidades para todo tipo de negócio, e com certeza um Pós venda eficiente é um poderoso gatilho de transformação de “prospects em customers”.

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Deivide Paulino

Suporte Técnico
Data: 31/03/2020

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