Já virou rotina no ato da compra, você se deparar com diversas maneiras de efetuar ou receber o pagamento, mas, já parou para pensar em qual seria a melhor opção? Pois bem, traremos aqui, 5 motivos para usar o TEF em seu estabelecimento!

Transferência Eletrônica de Fundos (TEF), nada mais é do que um meio de efetuar transações financeiras de maneira eletrônica, assim como o nome sugere. Se trata daquela maquininha de cartão que você normalmente encontra em estabelecimentos que frequenta, mas não se engane, nem todas as máquinas de cartão são de TEF, também pode-se encontrar as máquinas do tipo POS (Point of Sales, traduzido para oortuguês, Ponto de Venda). Existem algumas diferenças entre elas, e isso explica o primeiro motivo para a implementação do TEF:

1º TEF x POS

tef-pos

Ambos os equipamentos possuem funcionamento parecido, o cartão é inserido no equipamento, a senha informada e a compra efetuada, porém, podemos notar algumas diferenças pontuais entre eles:

A máquina POS possibilita, por exemplo, o garçom levar a máquina até a mesa para efetuação do pagamento sem o cliente se levantar, visto que não tem vínculo ao sistema de automação comercial e até seu cupom tem a possibilidade de impressão pelo equipamento, ou seja, seu funcionamento é dependente apenas de uma conexão com a internet, ao contrário do TEF, que para funcionar corretamente tem integração ao sistema junto a um ECF (Emissor de Cupom Fiscal).

Certo, agora você deve estar se perguntando “Tudo bem, mas o POS é prático e ajuda na experiência do meu cliente, não é?”

Realmente meu caro leitor, mas depende do ponto de vista!

Apesar de o POS ter suas vantagens, ele não entrega a segurança, muito menos controle eficiente das suas transações que o TEF proporciona, além de aceitar apenas uma rede específica, enquanto o TEF recebe diversas simultaneamente, dessa maneira, com o uso de POS, o comércio tem de optar pela contratação de mais de uma máquina para atender a vasta gama de cartões que pode vir a receber.

Voltamos agora a ideia do garçom: o tempo que seria economizado ao cliente e a experiência de comodidade, podem facilmente se tornar um empecilho se o POS errado for encaminhado à mesa. Uma simples disposição do caixa próximo à saída, local por onde o cliente passaria de qualquer forma, com seu TEF integrado ao PDV, evita transtornos e possui alto nível de comodidade! Agora sem chance de erro.

Parece que temos um vencedor!

2º Praticidade

A cada dia mais o uso do dinheiro em espécie vem sendo substituído pela praticidade dos cartões de crédito/débito e afins, hoje, dependendo do equipamento, uma simples aproximação do cartão a máquina já efetua o pagamento da compra. Ainda é importante ressaltar a questão da contagem e devolução de troco: pagamentos com cartão dispensam essa etapa do processo, economizando tempo e melhorando a experiência de compra e venda. Cartões já são o futuro, e a tendência é apenas a consolidação do que já vivemos, em relação ao desapego das notas físicas de dinheiro.

3º Segurança

Desde a segurança física, pelo fato de tanto o cliente quanto o vendedor não possuírem dinheiro em espécie junto a si e sim as partes necessárias para utilização de cartões, diminuindo danos de assaltos, por exemplo, a utilização do TEF também proporciona segurança na parte de transações, pois o risco de fraude e erros de digitação de valor é nulo, visto que este é inserido automaticamente no ato do pagamento capturando as informações do PDV.

4º Rendimento

Além de render tempo, as máquinas TEF podem render mais ganhos! A expressão “tempo é dinheiro” nunca foi tão bem colocada anteriormente: as transações do aparelho acontecem em questão de segundos! Outra vantagem do TEF se dá pelo fato de poder efetuar recargas ou possuir correspondente bancário integrado, uma compra de seu estabelecimento pode se tornar um extra de recarga de celular, visto que comissões são aplicadas a estas transações.

5º Controle

A utilização do TEF disponibiliza um controle financeiro de transações efetuadas. A otimização dessas informações é de grande peso para comparação de relatórios, por exemplo, para confirmar se o que é recebido das administradoras de cartão está de acordo com as vendas efetuadas. Quando se tem o controle de suas vendas, a segurança de que tudo está correto pode inspirar a você, dono do comércio, mais confiança!

E então? Agora que você conhece mais sobre essa tecnologia promissora e indispensável para o seu negócio, entre em contato com nossa equipe para mais informações de como adquirir este módulo de pagamento!

carol-dj
 
Carolina De Nicola

Suporte Técnico
16/04/2020