Passo a Passo do Cadastro de clientes no aplicativo DJMonitor

Como funciona o cadastro de clientes no aplicativo DJMonitor,  primeiro passo: com o aplicativo aberto selecione o menu cadastro, logo após selecione a opção “clientes”:

Selecionando clientes, será aberta uma janela com todos clientes cadastrados. Com os botões podemos navegar entre eles, ou com a lupa podemos encontrar um cliente específico. Para cadastrar o primeiro cliente,  selecione o botão “incluir”, selecionando será habilitado todos os campos para dar início ao cadastro. Então na aba identificação o primeiro campo é o tipo de pessoa, podemos cadastrar uma “pessoa física” com CPF e RG ou uma “pessoa jurídica” usando o CNPJ e Inscrição Estadual, então para darmos início ao cadastro basta informar um CNPJ válido.

Selecionando um CNPJ válido, pode localizá-lo através do servidor da Receita Federal, será feita uma verificação de consulta digitando os caracteres será localizada a empresa, automaticamente será enviada a razão social, o nome fantasia e todo seu endereço. Sendo necessário apenas cadastrar o campo inscrição estadual, após cadastrar o campo inscrição estadual, alguns campos ainda estarão vazios, entre eles o código externo que é um código onde o sistema DJMonitor faz vínculo com o sistema de parceiros com o sistema retaguarda que trabalha junto com nosso sistema, caso você trabalhe apena com o DJMonitor não será necessário o cadastro desse campo, o próximo campo e a data de fundação, esse é um campo opcional,  você pode informar a data de fundação da empresa ou não, caso não precise dessa informação por ser um campo opcional.  O próximo botão é a “flag” “Ativo”  ou desabilitando se torna um cliente “Inativo”.

Um cliente inativo não será possível encontrar no aplicativo de vendas e não será exibido também no aplicativo de emissão de nota eletrônica. Mantendo o cliente como ativo, podemos pular para o próximo campo.

Campo e-mail, pode informar o e-mail do cliente para consulta. Então assim, mantém o cadastro do e-mail do cliente.

Na aba de endereço como já consta todo endereço cadastrado, não será necessário alterar nenhuma informação, caso não seja possível realizar a consulta através da Receita Federal, será necessário realizar o cadastro de todos os campos do endereço, lembrando que se faltar alguma informação ou endereço ou se faltar uma informação do bairro, a nota fiscal eletrônica não será validada. Com o campo endereço completo tem a aba de telefones, onde cadastramos um telefone comercial e também podemos cadastrar uma opção de fax. Cadastrando um telefone comercial e uma opção de fax deve avançar para o campo de foto. Então no campo foto basta cadastrar uma foto do cliente para consulta. Então seleciona a foto e essa foto será mantida no cadastro. Depois da foto você deve cadastrar informações financeiras, A primeira informação que solicita é o nível, onde um cliente com nível 5 ele é habilitado para qualquer venda a prazo, e um cliente zerado ele é um cliente bloqueado. Pode definir um limite de crédito para esse cliente, estipulando qual o valor máximo que ele pode efetuar de compras,  também pode criar uma senha para esse cliente. Logo abaixo temos a opção de cadastro de convênio onde podemos definir alguns convênios, convênios de funcionários, convênio para funcionário público, qualquer tipo de convênio para obter algum desconto automático em suas compras. Podemos definir uma classe para esse cliente,  classificá-los e separar los. No próximo campo tem as observações, podemos também cadastrar alguma informação

desse cliente. Caso esse cliente tenha alguma observação específica, podemos  informar no campo de observações. Logo ao lado temos as datas, então aqui podemos ver a data que foi realizado o cadastro desse cliente, podemos verificar a data que foi realizada a última compra, também podemos verificar a data da última alteração.  Então sempre que realizar a alteração será atualizado esse campo. Após isso é só gravar o cadastro do cliente. Assim já temos nosso primeiro cliente cadastrado. Logo abaixo também contamos com o botão “alterar”, para realizar qualquer tipo de alteração do nosso cliente. Além da opção alterar também temos a opção e excluir.

 

Clicando na opção “eliminar” podemos realizar a exclusão do nosso cliente, lembrando que essa  opção só é possível  quando esse cliente não tem nenhum tipo de movimentação, caso esse cliente já tenha alguma movimentação, alguma nota eletrônica não será possível a exclusão desse cadastro, podemos apenas inativá-lo, então  temos a aba de autorizados, onde podemos cadastrar algum autorizado a realizar qualquer compra nesse cliente, então para cadastrar um autorizado  clicamos no botão incluir e podemos digitar o nome do nosso autorizado. Após cadastrar o nome do autorizado, selecionamos o tipo de autorizado, temos: filhos, irmãos e também podemos cadastrar uma nova opção. Cadastrando o tipo de autorizado, podemos cadastrar o seu documento, para maior segurança. Para uma maior segurança informamos o documento do nosso autorizado. Também temos o botão bloqueado, a qualquer momento podemos realizar o bloqueio desse autorizado.

Logo abaixo temos a opção de observação se necessário podendo digitar alguma informação referente ao mesmo.

No campo de foto onde também podemos incluir a foto desse autorizado, podemos selecionar o documento de foto para gravar junto com esse cadastro. Após isso teclado no botão “gravar” finalizaremos o cadastro do autorizado e com isso também finalizaremos o cadastro do nosso cliente.

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